Biografia

David Eric Grohl, nasceu da cida de Warren no estado de Ohio no dia, 14 de Janeiro de 1969, foi baterista da banda Nirvana e atual vocalista e guitarrista da banda norte americana Foo Fighters.


Desde cedo tocava bateria em muitas bandas punk a primeira banda de Grhol se chamava Dain Bramage, e aos dezesseis anos, em meiados da década de 1980, entrou para a banda Scream, após muita insistência do Grohl pois os integrantes da banda achavam o Dave muito novo.

A primeira vez que Dave viu o Nirvana tocando foi durante uma turnê européia do Scream. Depois, com a turnê cancelada, término da banda Scream e ainda alguns problemas financeiros ele ligou para Buzz Osborne, um amigo que conhecia Kurt e Krist,Buzz deu o telefone do Dave para o Krist e Krist ligou para ele e depois ele foi para Seattle. Chegando, tocou com os dois, que na época tocavam, provisoriamente, com Dan Peters, baterista do Mudhoney. Kurt e Krist perceberam que ele era o baterista que eles estavam procurando e Dave entrou para a banda.


Em 1994, com a morte trágica o lider do Nirvana Kurt Cobain, a banda acabou. Dave, junto com seu amigo Barret Jones entrou num estúdio profissional e gravou algumas coisas que, mais tarde, dariam origem ao primeiro CD do Foo Fighters. Ele gravou todos os instrumentos, fez cem cópias da fita e mandou para amigos. Logo, várias gravadoras se interessaram e, junto com Nate Mendel (baixo), William Smith (bateria), Pat Smear (guitarra), Dave assumiu os microfones e formou o Foo Fighters. O primeiro show da banda ocorreu em fevereiro de 1995 em um clube na California chamado Jambalaya Club.
Hoje a formação não é mais a original, juntaram-se a Dave e Mendel, no lugar de William e Pat, Taylor Hawkins, ex-baterista da Alanis Morissette e Chris Shifflett na guitarra.

Vida Pessoal

Dave namorou no ínicio dos anos 90 com a Riot Grrrl , Kathleen Hanna da banda Bikini Kill e com a baixista da banda L7, Jennifer Finch. Dave Grohl casou-se duas vezes. A primeira vez foi com a fotógrafa do Nirvana Jennifer Youngblood de 1993 à 1997. Depois do divórcio, Grohl teve relacionamentos com Louise Post de Veruca Salt, com a artista solo e baixista da banda Hole , Melissa Auf der Maur, e com uma snowboarder profissional, chamada Tina Basich.


Finalmente ele casou-se com sua segunda esposa, uma produtora da MTV chamada Jordyn Blum em 2 de Agosto de 2003, em Los Angeles. Entre os convidados para a cerimônia estavam Clive Davis, Jack Black, e seu amigo e ex-companheiro de Nirvana Krist Novoselic. No dia 15 de Abril de 2006, Grohl e sua esposa comemoraram a chegada de sua primeira filha Violet Maye. Seu nome foi escolhido em homenagem a avó materna de Dave Grohl. No ano anterior, o baterista do Foo Fighters Taylor Hawkins declarou a MTV: Estamos indo fazer uma turnê pela Europa em Janeiro e Fevereiro, mas temos que voltar em Março, porque Dave e sua esposa terão um Bebê. Ele disse, acrescentando: Mas provavelmente eu não deveria ter te contado isso. Recentemente no dia 17 de abril de 2009, nasceu a segunda herdeira do músico batizada com o nome de Harper Willow Grohl, esse nome é em homenagem a tia do cantor, segundo Dave a sua filha é barulhenta que nem o inferno.

Projetos paralelos

Não é apenas com o Foo Fighters que Dave Grohl se ocupa. Em 2004 ele lançou o Probot, projeto que reuniu grandes nomes do metal, e ídolos de Dave Grohl,como Lemmy (Motörhead), Max Cavalera (Sepultura, Soulfly), Cronos (Venom) entre outros para gravar um álbum de nome Probot, com onze faixas, lançado pela Southern Lord Records.Grohl tocou bateria no cd “Songs For The Deaf” da banda Queens of the Stone Age no ano de 2002 e inclusive fez alguns shows com a banda.

Dave também participou do filme “Tenacious D, a palheta do Destino” e no clipe “Tribute” da banda Tenacious D formada por Jack Black e Kyle Gass, fazendo o papel do demônio no filme, além de participar como baterista de todo o álbum The Pick of Destiny.

Outra performace como ator será lançado ainda este ano, Dave fez uma participação especial em um filme de terror.

Veja a lista abaixo dos artistas e bandas as quais Dave Grohl fez algum tipo de participação:

· Bruce Springsteen
· Chris Martin
· David Bowie
· Eagles of Death Metal
· Eddie Vedder
· Gnarls Barkley
· Jack White
· Jimmy Page
· John Paul Jones
· Juliette Lewis
· Lars Ulrich
· Nirvana
· Paul McCartney
· Peter Frampton
· Queen
· Queens of the Stone Age
· Red Hot Chili Peppers
· R.E.M.
· Serj Tankian
· Tenacious D
· The Prodigy
· Tom Petty & The Heartbreakers
· Them Crooked Vultures

Foo Fighters Brasil